Um pianista que não se entende mais com o instrumento por causa das limitações motoras. Felizmente, a tecnologia também está a serviço da saúde. Resultado: luvas biônicas que permitem ao maestro João Carlos Martins retomar a emocionante Ave Maria de Schubert logo nos primeiros minutos de uma reportagem especial exibida pela GloboNews.

João Carlos Martins em entrevista à GloboNews

Eu, Thássius Veloso, viajei até São Paulo e passei uma tarde com o maestro e com o designer industrial Ubiratan Bizarro Costa, inventor por trás das novas ferramentas de trabalho.

O maestro João Carlos me contou que tudo agora é um “recomeço”. Se antes ele acordava e realizava outras atividades, agora se dedica totalmente à retomada do piano. Já o Bira, como é chamado, ressalta que o projeto se inspira no conceito de design inclusivo: fazer mais com menos e para o maior número de pessoas.

Há muita tecnologia por trás das luvas biônicas – o termo parece coisa de cinema. As ideias nascem na cabeça de Bira, vão para o computador (CAD) e depois se materializam primeiro no plástico da impressora 3D, e depois na união quase artesanal dos materiais.

As luvas biônicas

Foi uma delícia produzir este material para a TV, numa parceria com grande elenco: Juliana Eckhardt, Laís Borges, Julia Cardoso e Inderson Oliveira. Confira na íntegra diretamente nesta página do Edição das 10h ou no player abaixo.

Não custa lembrar: a coluna Tecno/Lógica vai ao ar semanalmente às quintas-feiras. Você é nosso convidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *